sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Pare! Coma mais devagar, sua apressada !


Comer muito depressa é uma das características mais delicadas do comportamento alimentar de quem quer emagrecer.
Você sabia que quando ingerimos a comida devagar nos sentimos saciados com menos alimento?
É que o cérebro leva cerca de 20 minutos para mandar embora a sensação de fome, não importa o quanto você tenha comido.


Para diminuir a velocidade, considere as dicas a seguir:


- Coloque pequenas quantidades de alimento no garfo. Deposite os talheres na borda do prato enquanto mastiga devagar.


- Não coloque outro alimento na boca antes de engolir o primeiro bocado.


- Saboreie o alimento. Quanto mais tempo a comida permanece em contato com as papilas gustativas (pequenas estruturas responsáveis pela percepção do gosto da comida), maior a sensação de prazer.


- Use os cinco sentidos. Sinta o cheiro, o paladar, a textura e a temperatura do alimento. Esforce-se para diferenciar os ingredientes.


- Faça uma pausa maior a cada 3 ou 4 garfadas. Preste atenção na sensação progressiva de saciedade que vai surgindo, perceba que a fome está indo embora.


- Esqueça a regra de limpar o prato. Só coma enquanto estiver com fome e não porque ainda há comida servida.


- Comece sua refeição pela salada, e faça desta etapa da refeição a mais tranqüila, apreciando cada garfada, sem pressa de chegar ao prato principal.



Se lhe parece difícil estabelecer o controle, é possível investir em treinamentos.


Veja estes exemplos.


Treino 1 - Escolha uma fruta de sua preferência e conte o tempo que demora para ingeri-la. No dia seguinte tente aumentar esse tempo: use garfo e faca, dê uma pausa entre os pedaços, mastigue mais. E vá tentando aumentar o tempo, dia após dia. Quanto mais devagar, menos você vai precisar comer para saciar sua fome.


Treino 2 - Este exercício vai ajudá-la a sentir a diferença entre a fome de verdade e a vontade de comer provocada pela ansiedade.
Escolha um dia tranqüilo para tomar um café da manhã como de costume.
Aí, não coma mais nada, até que a sensação de fome comece a aparecer (em geral, de cinco a seis horas depois).
O estômago contrai, vem uma leve fraqueza. Então, comece a se alimentar, mastigando cada bocado de vinte a vinte e cinco vezes, bem devagar.
Faça pequenas pausas a cada dois minutos.
Aí, preste atenção como a sensação de fome vai sumindo. Isso é que é a saciedade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cada comentário é muito importante para mim, auxilia-me a ter forças para continuar esta árdua jornada. Todavia NÃO TOLERO XINGAMENTOS A ANA OU A MIA. NÃO OFENDA, QUEIRA "AJUDAR" COM IDEIAS QUE ME AFASTEM DELA, NÃO CRITIQUE. SE NÃO TEM NADA DE BOM, NENHUM APOIO, SE NÃO ENTENDE O MEU OU O NOSSO MUNDO VÁ EMBORA!!!!!!!
Muito Obrigada a todos